Barco furado pode ser remendado?

Acho que já sei a resposta e provavelmente a maioria só vai me xingar, mas vamos lá.

Namorei uma garota por mais de 5 anos, nunca brigamos, nunca discutimos sério, parecia um relacionamento perfeito. Não tinha ciúme, não tinha cobrança, mas acabou ficando um namoro morno demais, não por causa do sexo, que era bom, mas ela não tinha atitude.
Ela não trabalha, não estuda, não vai numa igreja ou faz alguma atividade, isto começou me irritar. Nem eu nem ela tínhamos muitos amigos.
Bem, comecei cobrar mais atitude, e ela se tornou defensiva, uma vez fiz uma crítica no facebook e pronto, ela terminou comigo.
Já estamos mais de um ano separados, e ela voltou pro meu face, estes dias me convidou prum cinema como amigo.
Gostei muito dela, tivemos momentos bons, ela me ajudou até num período que eu tava com dificuldade financeira. O problema é que nosso relacionamento não esta bom, mas também nunca foi ruim.
E mais, se eu voltar agora, pode ser só pq não encontrei outra. Será que vale a pena?
03/08/2014 21h54

Bem, tudo tem jeito, não se prenda ao senso comum de que isso é impossível.

É evidente que os dois cresceram juntos, chegaram num ponto de intimidade onde estava aberto à críticas, mas infelizmente ela ainda não tinha maturidade pra entender... da sua parte também houve o erro de expor no facebook uma coisa que vc poderia ter dito pessoalmente, preparando-a antes, explicando que aquilo era um conselho de quem quer vê-la melhorar, uma crítica construtiva.

Se ela está se aproximando de novo significa que ainda gosta de você e visivelmente você ainda gosta dela. Quando é amor nunca morre broo, vira amiga, vira conhecida, mas o sentimento original fica encubado. Se achar que vale a pena o encontro vá sim, não vai fazer mal nenhum, se for consciente de que é um encontro de amigos, sem expectativas.

Vai ser uma boa oportunidade de você sentir como ela está atualmente, se amadureceu, se cresceu, se está aberta à mudanças que se façam necessárias... ela vai poder ver você também, e muito provavelmente fazer as mesmas observações... Sem afobação, sem achar que um encontro que não termina com um amasso é improdutivo, sem projetar suas vontades nela, ouça, faça perguntas, seja sincero nas suas respostas se ele fizer perguntas, os dois já se conhecem bem e não há motivos para querer fazer tipo, saca? Diálogo abre portas e tira obstáculos do caminho. Sejam humildes de reconhecer seus erros e de elogiar o que foi bem feito.

Troquem uma ideia na boa e se caso a relação começar a voltar à tona, lembrem-se de deixar o passado no passado e CONVERSEM MUITO, esclareçam as coisas, se desfaçam dos mau entendidos possiveis e deixem bem claro o que esperam daqui pra frente, estejam abertos a ensinar e a aprender um com o outro.