É impressão minha ou a altura média masculina está aumentando?

Tenho 1,81 m, sempre fui muito bem resolvido com relação à altura. Era o segundo mais alto da turma da faculdade, por exemplo, e tinha vários homens. Mas hoje estava andando nos corredores de um evento na cidade, e reparei que eu era mais baixo que muitos homens (mais novos que eu). Também sempre tem uns tiozões gigantes, mas enfim, o que vcs tem observado sobre isso? Concordam?
anônimo
anônimo
05/10/2019 18h58

Não é impressão. O Brasil foi um dos países onde a estatura média mais cresceu

nas últimas décadas, principalmente na virada do século. Tenha em mente que fomos por muitos e muitos anos um país majoritariamente pobre, sujo e doente. O que atrapalha no desenvolvimento das crianças e adolescentes. Também há a genética. Gente baixa se relacionando com gente baixa.

Melhoras na saúde, alimentação, principalmente das mães, nos servíços de saneamento básico são fatores que ajudam a explicar o crescimento da população. O consumo de proteínas estimula a produção de células dos tecidos ósseos e musculares, acelerando o crescimento. Não à toa, os países com pessoas mais altas são desenvolvidos, em especial os nórdicos.

No Japão, até a primeira metade do século XX, o cardápio era pobre em proteínas animais, cálcio e vitaminas. Todo mundo anão. Dificilmente homens passavam de 1,70 e mulheres de 1,50. No pós Segunda Guerra e a partir dos anos 50, com a aceleração do desenvolvimento econômico, em menos de três décadas cresceram quase 20cm. Hoje em dia não é raro ver homens com mais de 1,80 e mulheres com mais de 1,60.