Eu disse para meu namorado que tinha CNH. Você perdoaria essa mentira ou não?

Quando conheci meu namorado ele tinha uma ex q tinha carteira de habilitação e era independente. Como eu sempre fui insegura eu achava ela melhor por isso e como eu ainda estava nas aulas teoricas da auto escola eu menti pra ele antes de começarmos a namorar que eu tinha habilitação tb pq pensei que logo tiraria. Sempre que ele me pedia pra dirigir eu falava q nao pq tinha trauma de dirigir mas acontece q eu nao vou mais conseguir terminar a carteira agora pq ganhei uma bolsa de estudo e como trabalho o dia inteiro ou eu tiro a carteira ou faço faculdade (nao da pra terminar no sabado pq ainda to nas teoricas e só tem em dia de semana e nao posso ter falta na faculdade pq sou bolsista). Se eu contar pra ele que menti ele vai me perdoar?
anônima
anônima
09/10/2019 09h48

Eu não perdoaria, mas explico o porquê.

O início de um relacionamento é o momento em

que há menor envolvimento e menos responsabilidade e obrigação entre as partes envolvidas. O fato de você ter mentido logo no início mostra que há grandes chances de você ser uma mentirosa compulsiva, o que é um risco a qualquer relacionamento, pois a mentira é um ato que visa contornar um problema no curto prazo, sem, no entanto, resolvê-lo definitivamente, enquanto, por outro lado, relacionamentos são necessariamente obras de longo prazo.

Se você tivesse mentido apenas num momento inicial, talvez houvesse a possibilidade de eu me redimir; porém, escolheu persistir e prolongar a mentira, o que é muito pior, levando a uma situação insustentável.

Considerando que logo no início de namoro não havia grandes razões para você construir uma mentira como essa, fico pensando que mentiras seria capaz de sustentar após um envolvimento maior. Dizer que se formou tendo, no entanto, abandonado o curso? Dizer que obteve um emprego sem ter sequer entregue o currículo? Ocultar uma gravidez?

Se você não confia que seu namorado a compreenderá sobre uma questão simples como não ser habilitada, não pode dizer que realmente o ama.