Dei um soco na cara do meu pai, posso ser preso e condenado?

Motivo: Minha mãe mantém tudo na casa, meu pai já chifrou ela e ela o perdoou e o chamou para junto de volta. Ele é um folgado, não faz nada tudo é ela que supre. Só que ele a vive desmerecendo, xingando-a, dizendo que ela não faz nada sendo que ela trabalha dois horários para manter a cada e ele vive o dia todo em casa sem fazer nada, sem colocar nenhum dinheiro na casa. Ai hoje ele pegou foi inventar de agredí-la verbalmente chamando-a de várias coisas. Eu simplesmente dei-lhe um empurrão e um murro na cara pq não aguentei ver ele dizendo aquelas coisas. Ele sempre costuma fazer isso constantemente, mas hoje foi a gota d'agua. Não aguentei. Sei que o que eu fiz não foi certo, mas o que vcs fariam no meu lugar?
anônimo
anônimo
15/07/2016 22h33

Nossa! Que situação horrível.
Entendo sua reação e é provável que eu no seu lugar faria

o mesmo, mas a verdade é que é um lance entre marido e mulher. Só cabe a ela dar um fim a essa relação que tanto faz mal pra ela.
Converse bastante com ela e tente aconselhar, incentivar e apoiar, até mesmo pra que isso não se repita pq bem ou mal vcs são uma família.
Lamento por vcs.
Respondendo sua pergunta, vc pode alegar que agiu em legítima defesa dela e a julgar pelo histórico dele, não acho que vc cumpriria pena. Mas se cuidem!