O homem de uma forma geral necessita de conhecimento, muitos essenciais para nossa existência. Mas, em que ponto vale a pena conhecer apenas o necessário para sua vida (aquilo que você vai usar) e em que ponto vale a pena aprender sobre as coisas gerais, apenas por aprender, sem uso algum, relevância apenas intelectual. Isso vale a pena?

anônimo

anônima
21/07/2016 00h57
Acho difícil estabelecer um limite para o "conhecimento necessário para a existência", uma vez que
não se sabe o dia de amanhã nem quando vamos precisar daquela informação para sair de alguma situação difícil.Sobre o "conhecimento mais intelectual", acho importante por abrir nossa mente para novas ideias, informar, inspirar e entreter. Isso tudo pode, inclusive, evitar que cometamos erros que outros já cometeram (lendo alguma parábola, por exemplo).
Mas, ainda sobre o "conhecimento intelectual", tem que ter certa cautela com ele e procurar filtrar, já que temos informações e produções do tipo sendo feitas a todo instante. Para exemplificar, lembro de um personagem do livro "A cidade e as serras" (acho que era assim), no qual um dos personagens recebia informações atualizadas do mundo todo e tinha inúmeros títulos de livros e invenções na estante, mas não conseguia aproveitar tudo isso, e tudo só o angustiava mais.
Enfim, concluindo, acho que todo conhecimento adquirido é válido, mas a busca dele tem de ser moderada.