21/10/2019 17h25

Pois quem disse que precisa de estado para que haja poder?

A centralização do poder

se dá pelo grupo de maior influência para com a sociedade. Pode ser por meio de ditadores ou pelo estado, como também pelo mercado financeiro ou até mesmo pela religião, veja países do Oriente Médio. Sempre alguma sociedade será guiada por algo, ou seja, dará a isso algum poder maior do que tem para si próprio.

Historicamente, a única idealização de sociedade que previa a ausência total de poder era a anarquia. Inclusive alguns autores, como Bakunin, faziam ponderações interessantes, porém era muito restrito ao âmbito das relações sociais, deixando em aberto alguns pontos, como o da produção e economia. Agora de uns tempos pra cá tentaram consertar isso com o tal do "anarcocapitalismo", porém é contraditório por si. Diziam que era para unir as liberdades individuais junto à prática mercantil, porém, nada mais é do que dar o poder ao mercado... e convenhamos, igual ou até bem pior do que qualquer ditador que se possa imaginar, em que pese eu ser contra qualquer forma de autoritarismo.

Hoje em dia virou moda deturpar todos os conceitos históricos... há pouco, o PSDB emitiu uma nota em que dizia que "ser conservador não era ficar preso ao passado, e sim viver o presente". Que tempos!