Os países da OCDE são os países que mais cobram impostos de renda, e menos
impostos sobre bens e serviços. São também países que em maioria cobra maior taxação sobre grandes fortunas, prêmios, heranças e etc... poupando a maior parte da população pobre da mão do estado. O Brasil faz tudo ao contrário e o pior é que tem gente aqui que ainda defende dar mais dinheiro para grandes empresas huahuahuaConvenhamos que ninguém precisa ser bilionário, principalmente setores que não contribuem em nada com a população, como bancos, por exemplo.
Eu acho que os brasileiros são os únicos que defendem ainda um imposto regressivo, mais agressivo às pessoas de baixa renda, e poupando os de renda maiores, enquanto os banqueiros mamam na teta do estado com mi e até bi em incentivos fiscais.
Esse papo de redistribuir riqueza é um papo inútil, mas de fato, há coisas que podem ser feitas para melhorar, e MUITO a qualidade de vida das pessoas mais carentes.
O problema é que entre o estado e a empresa privada, ambos tem seus prós e contras, mas quando um ganha mais poder que outro, perde-se o equilíbrio e injustiças estão armadas. O equilíbrio entre setores privados e públicos é fundamental.
Olha a merda que é o Brasil, por exemplo, o setor público domina quase tudo aqui e as micros, pequenas, e médias empresas sofrem para abrir e para se sustentarem. Graças a uma política porca, injusta, e antidemocratica que impera no Brasil desde sempre.