Eu tento evitar o açúcar branco ao máximo por conta de seus inúmeros malefícios, contribuir para o ganho de peso é o principal deles. Mas eu tenho sentido uma vontade DESESPERADORA de comer doce compulsivamente e isso não é nada bom. Me sinto uma dependente química de açúcar. Como faço para controlar?

anônima
Sei bem. Quando estou em casa, sempre tenho que beliscar um doce. Mesmo quando não
tem, não sou facilmente convencido - olho a geladeira e os armários a cada dez, quinze minutos, na esperança de ter brotado algo lá.Quando estou fora, quase sempre acabo tentado em comprar um refrigerante e algumas balas em alguma banca ou mercadinho.
O açúcar tem uma relação bem próxima com a ansiedade. Sei disso porque sou ansioso, e, quando consegui controlar, através de meditação e alguma análise, todos esses efeitos colaterais - como a vontade compulsiva de açúcar - foram se dissolvendo.
Seu problema pode estar também numa necessidade orgânica. Pelo que li em alguns comentários, você tá numa dieta, o que é uma tarefa árdua - sente fome com mais frequência, podendo culminar até na baixa de pressão, e exatamente isso faz o seu corpo pedir "glicose". Mas não é muita gente que sabe que verduras e leguminosas, como o próprio feijão nosso de cada dia, são ricos em açúcar. MUITA coisa do nosso dia-a-dia já contém essa quantidade suficiente de açúcares que já equilibram toda a pedida do organismo.
Agora, se não tiver atrelado a nenhum problema além da sua própria vontade e gosto pelos doces, é mais tranquilo. Quando tiver vontade é só pensar "NÃO". É mais fácil manter o autocontrole quando não envolve nada hormonal nem psíquico...
Qual dessas tem mais a ver com o que vc sente?