Vocês acham que o racismo há 50 anos atrás era muito menor do que hoje? Em alguns lugares, é claro.

Em princípio, talvez isso não faça sentido, mas vamos lá. Acredito que há 50 anos atrás, em grandes metrópoles, realmente, o racismo era muito mais escancarado, apesar de hoje infelizmente, ainda existir muito.

Mas estou falando é do interior, do simplismo, onde todos se conheciam, todos levavam uma vida pacata, trabalhavam, se divertiam, sem preconceitos, um povo mais inocente e puro, sem observar as pessoas pela cor da pele, e sim pelo caráter. Bom, pelo menos é assim que meus entes, amigos mais velhos dizem, que depois da urbanização, o racismo apenas piorou.

É como uma vez ouvi falar:
''Ninguém nasce racista, o racismo é ensinado por outros seres humanos.''

Acredito realmente nessa frase, talvez nessas comunidades interioranas, o racismo realmente não havia chegado.
anônimo
anônimo
02/12/2019 21h45

Justamente por ser ensinado e o povo ser menos esclarecido, era mais fortemente enraizado. Daí

ideia de que certos comentários, brincadeiras e piada são inapropriados some mais facilmente em grandes cidades que em pequenas. Gay, negro, mulher divorciada, galera da macumba, eram muito mais segregados e falados. Meu avô não gostava, falava abertamente, tinha um ódio mortal, quase teve um derrame quando minha tia casou com um negro. E ainda dizia que "isso é o que acontece com quem vai pra capital, só aprende besteira!".

A percepção está errada. Enquanto nas grandes cidades a inclusão acompanhava o ritmo mais rápido do caminhar da sociedade, nas pequenas a herança racista demora bem mais a sumir.