Como não ser tão impulsiva e dura com as palavras?

Sou uma pessoa muito intensa e acabo, sempre ao me comunicar, verbal ou não verbalmente, querendo transpassar aquilo que estou sentindo. Desde adolescente familiares diziam para eu não ser tão dura com as palavras, mas eu não via porque mudar pq eu queria que entendessem como eu me sentia. Só que agora tenho me analisado mais, e percebido que esse não é o tipo de comportamento que quero continuar cultivando. Como quebrar essa construção de anos e me tornar mais amena com as palavras e até, consequentemente, mais empática?
anônima
anônima
anônimo
anônimo
15/12/2019 18h04

Quando for dizer algo que pode potencialmente ferir os sentimentos de alguém, pare. Se não

souber o que pode ferir, continue falando normalmente e observe as reações comuns a certas coisas que você fala.
Agora que você sabe refrear suas palavras: nesse tempo em que você está escolhendo bem como falar o que você quer falar, tente amansar e baixar o tom de voz, de forma que fique mais submissivo. Imagine que está falando com um dos seus pais lhe dando bronca. Às vezes só mudar a forma como se fala é o suficiente. Se não for: troque as palavras de acusação por palavras que comuniquem como você se sente sobre o que a pessoa fez.
Ex.: "Eu fiquei triste porque você não dividiu o bolo comigo" no lugar de "Oh, fdp, tu não deixou nem um pedaço pra mim. Tu sempre faz isso"
É também importante aprender a não guardar ressentimentos. É um exercício constante. Quando você se ressente, está prejudicando o relacionamento com a pessoa e ferindo a si mesmo.