Como não ser tão impulsiva e dura com as palavras?

Sou uma pessoa muito intensa e acabo, sempre ao me comunicar, verbal ou não verbalmente, querendo transpassar aquilo que estou sentindo. Desde adolescente familiares diziam para eu não ser tão dura com as palavras, mas eu não via porque mudar pq eu queria que entendessem como eu me sentia. Só que agora tenho me analisado mais, e percebido que esse não é o tipo de comportamento que quero continuar cultivando. Como quebrar essa construção de anos e me tornar mais amena com as palavras e até, consequentemente, mais empática?
anônima
anônima
15/12/2019 18h17

Pense antes de falar, pense antes de agir. Dar foco aos seus sentimentos e aprender

a conectar sua impulsividade a seus pensamentos, emoções e desejos pode ajudar você a ter maior controle sobre suas ações. A atenção mantém a certa distância dos impulsos, gerando a oportunidade de escolher se quer ou não agir de maneira impensada.

Quando notar um desejo, articule-o mentalmente antes de agir. Por exemplo: "Estou brava com o que o meu namorado acabou de falar e quero criticá-lo". Continue essa ideia com algo mais construtivo, como "Posso tentar me acalmar".

A atenção plena faz com que a pessoa se concentre no seu próprio interior. Assim, você pode demorar um pouco até passar a perceber o que acontece com seu corpo antes de agir impulsivamente. ≠