em muitos países do caribe a população negra era de 90% e mesmo assim aceitaram passivamente o dominio dos colonizadores brancos por séculos, a unica excessão talves tenha sido o haiti
oque explica isso?a doutrina /lavagem cerebral pela religião cristã ou simplesmente somos fracos?
oque explica isso?a doutrina /lavagem cerebral pela religião cristã ou simplesmente somos fracos?

anônimo
Na verdade, a escravidão era um meio antigo de dominação dos ricos aos mais pobres.
Só depois de muito tempo associaram a escravidão a cor do indivíduo, mas o fato é que nunca olharam para o negro como escravo, pois antes dos negros, já haviam escravos brancos em outros países.O que aconteceu é que como era tecnicamente "comum" a escravidão naquela época, países ricos exploravam os países mais pobres, os negros escravizam negros, e vendiam os próprios negros para outros países ricos para ganhar dinheiro, mas isso não tinha a ver com a cor e sim com o poder econômico. Conforme outros países foram ficando ricos, deixaram de comprar negros e passaram a traficá-los, ou seja, iam até a africa e outros países mais pobres obter pessoas para trabalhar forçadamente, isso era chamado de escravidão, ou trabalho forçado.
O fato é que depois de um tempo, tanto a Europa quanto o mundo inteiro, percebeu a merda que era o trabalho escravo e devagar foi abolindo aquilo. A América levou mais tempo do que a Europa para abolir a escravidão.
Em relação a luta pelo fim da escravidão, na verdade, há muitos brancos e negros que lutaram pelo fim da escravidão, não foram apenas os negros e muito menos apenas os brancos, foi uma luta conjunta de pessoas que viram a escravidão como uma forma de exploração desumana. Os quilombolas por exemplo, tentavam ganhar força no Brasil, sendo que a própria lei os tratava como bichos.
Mas o fato é que a escravidão não tem nada a ver com o racismo como alguns tentam associar, ser negro nunca foi o motivo pelo surgimento do trabalho escravo.
Inclusive, até hoje, em alguns lugares da África, alguns negros ainda são escravizados por outros negros, e não porque são negros, mas porque lá também tem os negros com dinheiro querendo ganhar dinheiro de pobrezinhos sem precisar pagar nada por isso.