Você considera os gaúchos um povo arrogante?

Se considera que sim, cite exemplos/justifique, por favor
anônimo
anônimo
anônimo
anônimo
11/02/2020 10h41

Comecei a falar sobre o assunto, quando terminei a introdução já tinha passado de uma

lauda... rsss
Mas acho que vou deixa o texto para um artigo acadêmico...rssss
Sendo mais sucinto,
Na real, os povos do sul tiveram um processo de formação diferente do restante do País.
O resto do País é fruto dos bandeirantes, do gado, da cana, da mineração e do extrativismo. Durante mais de cinco séculos pessoas, produtos circularam, tradições e identidade se formaram.
Os povos do sul, tem sua formação bem mais recente. Sua base populacional de hoje veio a partir de um grande fluxo migratório europeu entre os séculos XIX e XX. A figura identitária do gaúcho, surgiu como fruto de um movimento de intelectuais do século XIX, o qual sentia a necessidade de unir descendentes de povos de nacionalidade distintas em uma única identidade cultural.
Os povos do sul apresenta uma racionalidade e um padrão cultural distinto, porque é fruto de um processo histórico distinto.
Sem esquecer, que durante muito tempo a região foi litígio entre portugueses e espanhóis. E o intercambio com os países do cone sul é ainda hoje muito intenso.
Ele é mais "reservado" como seus ascendente europeus, "duro no trato" mas muitos mais delicados e gentis que os Argentinos, sistemáticos (metódicos) não seria é um traço cultural germânico?, "Pessoas de fibra" em contra ponto a malemolência e gingado descendente de índios, africanos, mestiços e nós, nordestinos.
A questão do "exaltando a terra" é para mim, antes de qualquer coisa, um meio de afirmação identitária.
Se tu for perceber, dos trações que distingue "o povo" brasileiro, poucas características contemplam os povos do sul. Por isso é salutar, forma de autoafirmação identitária deles.