A maioria não leva jeito pra essa área ou acham que a nossa cultura as desestimula?
Dissertem.
Dissertem.

anônima
Não foi você que fez uma pergunta parecida com essa meses atrás? Não me lembro,
mas de qualquer maneira vou dar a mesma resposta.Na maioria dos casos é sempre fator biológico + construção social (cultura). O erro dos progressistas é achar que é tudo construção social, ou dizer parvoíces como "se tiver fator biológico só vai no máximo até a página 2".
O renomado antropólogo, sociólogo e filósofo francês Edgar Morin, que inclusive é de esquerda, explica muito bem a dinâmica da relação entre biologia, natureza humana, e cultura. E ele mesmo fala que a galera que acha que a biologia tem pouca influência está profundamente enganada, a influência de ambos é bem grande, e a construção social não é oposta a biologia, geralmente é usada para potencializar ou inibir algo de positivo ou negativo na natureza do homem e da mulher, que são diferentes. Antigamente a cultura já foi até chamada de "Segunda Natureza".
Os países escandinavos são os que mais buscam e trabalham para alcançar a igualdade de gênero, e eles achavam que se a questão cultural fosse desconstruída as diferenças entre os sexos, incluindo as escolhas profissionais, iriam diminuir, no entanto conforma a cultura (construção social) foi sendo desconstruída, as diferenças até se intensificaram, e homens continuaram a escolher mais profissões na área de exatas como Engenharia, e mulheres profissões que lidam mais com pessoas, área de humanas e biológicas (embora esse último seja bem dividido entre homens e mulheres).
E essa também é uma das causas que fazem mulheres ganharem menos de forma geral, elas escolhem profissões mais fáceis e que ganham menos, trabalham menos, ganham menos, mas tem mais tempo e se estressam menos.