Primeiramente: defendam o SUS
""Segundamente"": protejam o SUS
e pq caralhos vcs defende isso???
""Segundamente"": protejam o SUS
e pq caralhos vcs defende isso???
Defendo modelo misto da gestão de saúde. O povo fala de SUS isso e SUS
aquilo, mas coisa de alta complexidade onera muito o sistema.Peguemos como exemplo uma cirurgia por video para remoção da vesícula biliar: algumas pinças são de uso único e custam mais de 3000 reais. Leia bem: uso único! Geralmente é um Hook, uma Maryland e uma Grasper. Só daí são 3. Sem contar com os trocars.
Aí o pessoal acha ruim quando cobram 50.000 da retirada de próstata por vídeo (padrão-ouro, a aberta é muito traumática e muito ruim para o paciente). Bem, só de pinça passa de 5.000. Em alguns lugares, usam carga de grampeadores. Cada uma, mais de 1000. Mais a anestesia geral, enfim... Dá pra captar o que estou dizendo. O cara passa 6 anos em medicina, mais 3 anos em cirurgia geral, mais 1-2 anos para poder operar por vídeo. É uma mão de obra altamente especializada e, por isso, cara.
Setor de hemodinâmica, então, nem se fala. Cateterismo cardíaco, colocação de stents, endopróteses é extremamente caro, e é uma mão de obra também bem especializada. Tem médicos hemodinamicistas, enfermeiros hemodinamicistas, cardiologistas, anestesistas... Como manter um padrão de excelência disso tudo? Não vejo viabilidade em escala grande. Por isso, o SUS deve se ocupar baixa complexidade, e ter alguns centros de referência de alta complexidade. Por isso as enormes filas esperando alguns procedimentos (no meu estado, pra fazer uma Angiotomografia, demora 7 meses. Até lá o cara já perdeu algum membro por conta de doença vascular). Não dá pra ter em escala.
O resto, cabe ao particular fazer.