O Brasil não pode parar. Isolamento é para o grupo de risco e pessoas com o vírus, o resto tem que trabalhar.

Cerca de 500 mil pessoas solicitaram seguro-desemprego no Canadá nos últimos quatro dias, como resultado do fechamento de empresas e da cessação de atividades devido à pandemia do coronavírus, números só vistos no país durante a Grande Depressão de 1932.

#OBrasilNãoPodeParar.
anônima
anônima
25/03/2020 17h57

Algumas pessoas não entendem que o isolamento social não é por tempo indeterminado e nem

para impedir que se pegue o vírus. A questão do isolamento é para impedir que uma quantidade enorme de pessoas pegue ao mesmo tempo e que o colapso da Saúde ocorra. É para diluir os casos ao longo do tempo, para que o sistema de saúde tanto público como privado suporte. Muitas pessoas contraindo ao mesmo tempo provoca o colapso e ninguém vai conseguir ser atendido tanto na rede pública como privada independente de ser Covid ou não. Ocorrendo o colapso, não importa se você tem dinheiro, se paga o plano de saúde, se tem ordem judicial. Não há atendimento por não ter vaga.

Estudos colocam que com o isolamento social bem feito, supera-se a pandemia de 2 a 4 meses. Sem medidas assim, passa de 6 meses. O próprio ministério da Saúde coloca que com o isolamento, entre Julho e Setembro tudo volta à normalidade. Sem colapso. Sem um número muito maior de mortes.

Não há sentido em dizer se você não é idoso, pode sair. Além das pessoas que não são do grupo de risco terem contato direto com o pessoal do grupo de risco, essas pessoas também ocupam leitos de hospital ( quase 40% dos internados em SP têm idade até 45 anos). Fora que você pode ser do grupo de risco e não saber. Analisando só diabetes :

https://www.diabetes.org.br/publico/para-voces/sbd-na-imprensa/1387-mais-de-70-das-pessoas-com-diabetes-nao-sabem-que-tem-a-doenca

No estudo mais recente, levando -se em conta só o Brasil, temos 7,7 milhões de brasileiros que não sabem que tem diabetes. Quase 8 milhões.

https://www.google.com/amp/s/www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/11/18/46-dos-brasileiros-com-diabetes-nao-sabem-que-tem-doenca-veja-sintomas.amp.htm