Por que um desempregado saudável, da região metropolitana, não faz uma unha, faxina, lavagem de carro etc?

Quais barreiras, vcs acham que impedem uma pessoa de extrema pobreza se virar para trabalhar ao invés de pedir? Considerando pessoas, que tenham onde morar, ainda que em habitações precárias.
É uma pergunta que não tenho resposta.
Observarei as experiências e pontuações dos colegas.
17/04/2020 18h01

O brasileiro não tem espírito empreendedor, provavelmente pelo fator cultural envolvido.

O brasileiro sempre foi criado

com a ideia de que o estado/governo é o provedor da população, ou seja, a mentalidade do brasileiro se molda a uma sociedade pouco capitalista, que não empreende, e sempre busca assistência.

Somos bombardeados desde pequenos que o empreendedor/empresário é ruim, que o capitalismo é malvadão, e etc..etc..

Só que ai que está, grande parte da população brasileira, até por falta de instrução e educação, acredita que quando falamos "CAPITALISMO", estamos falando apenas dos bilionários, banqueiros, fazendeiros e donos de industrias. NÃO! O capitalismo abrange a todos, desde o pequeno comerciante que sobrevive vendendo pãozinho na esquina, quanto o dono da industria que fabrica muito para vender a preço mais baixo para a população.

Resumindo, sua pergunta, isso acontece basicamente por dois motivos, 1 - fator cultural que não incentiva o empreendedorismo e sim ao assistencialismo, e 2 - falta de instrução, educação e etc..