Baixa autoestima e falta de amor-próprio tem cura?

Sinto-me feia, sem graça e insuficiente.
Um fracasso total. Mas cansei do papel de vítima, queria sair dessa.
anônima
anônima
anônimo
anônimo
28/04/2020 14h52

Bem, eu passei por isso e sei como é ruim. Mas tem solução sim e

é uma bem óbvia
A reeducação do pensamento. O pessimismo e a baixa autoestima decorrem de uma visão deformada do "eu". Otimismo, pessimismo. Ambos são cortinas que nos impede de vermos as coisas como são.
Falando praticamente, você deve perceber quando entra num ciclo de derrotismo e pessimismo e questionar se as coisas realmente são tão ruins como imagina. Se você fizer um exame honesto da realidade, e pressionar as crenças que você adota "sou feia, sou burra, sou ignorante", chances são de que você vai perceber que muitos dos defeitos é você quem cria, não estão lá. Reconhecer as qualidades é um bom avanço também: não se cegue pra suas qualidades porque alguém é melhor que você em x coisa. Assim como essa pessoa é melhor que você nisso, outra pessoa é ainda melhor que ela.
Avalie a utilidade desses pensamentos que você tem. Ok, se constatei que sou abaixo da média em tal coisa, será que ficar pensando nisso direto vai me trazer algum ganho? Chances são imensas que NÃO. Pior ainda, vai deteriorar seu senso de si mesma e lhe trazer tristeza e inércia. Aliás, se não pode ser mudado, aceitar esse defeito traz vantagem: uma pessoa bem resolvida com suas falhinhas é uma pessoa confiante e carismática.
Por último, se você é mesmo assim ou assado, o que tu ta perdendo? Olhe outras pessoas que são feias, burras, ou seja lá o que for e veja que os exemplos delas provam que ter nascido menos favorecido não determinou sucesso ou qualidade de vida delas. Perceba também a diferença: aquelas que são "insuficientes" tem todas essas coisas boas determinadas pelo jeito que vêem. Um fracasso não é o fim, porque sempre existe a possibilidade de tentar novamente. E esse é o ideal se você quer crescer