Já conseguiu manter amizade com alguém por quem você foi/é apaixonado(a)?

Depois de receber um "não" da pessoa, conseguiu manter a amizade normalmente? Isso é possível? Contem-me suas experiências.

Abaixo vou contar a minha experiência pra quem quiser ler.

Eu tive um contato virtual durante um período de muito isolamento. Nós tínhamos conversas bem longas e sobre assuntos íntimos, coisas que talvez nunca tivéssemos falado para outras pessoas, senão um para o outro. Mas não éramos necessariamente amigos. Não existia um interesse mútuo em estabelecer vínculos, apenas compartilhar experiências traumáticas.

Porém, devido a minha carência e por admiração à pessoa que o aquele indivíduo demonstrava ser, mesmo ainda no virtual, acabei me apaixonando por ele. Nós nos conhecemos pessoalmente, e a partir dali, nos tornamos amigos. Mas eu já estava apaixonada. Não era um caso de amizade que se tornou paixão, mas uma paixão que eu estava tentando transformar em amizade.

Eu fiz tudo o que eu pude fazer para tentar conquistá-lo. O que eu não fiz, não esteve ao meu alcance até então. Mas não deu certo. Eu não consegui fazê-lo sentir atração por mim. Ele não sentia o mesmo e isso estava na cara. Mesmo assim, eu revelei a ele o meu sentimento, e ele só confirmou o que eu já sabia: que não gostava de mim nesse sentido.

A partir daquele dia eu comecei uma verdadeira luta interna para ressignificar o meu sentimento. Passei mais de três anos fazendo um esforço enorme para vencer a minha angústia, reprimir os meus desejos, eliminar a mágoa de ter recebido um "não", tudo para não estragar uma amizade potencialmente tão boa.

Eu realmente quis manter aquela amizade e fortalecê-la. Eu adorava conversar com ele. Tínhamos bastantes assuntos. E eu não queria perder aquilo. Mas não teve jeito, o meu sentimento não acabava. Era angustiante estar com ele. Eu não aceitava aquele não. E chegou a um ponto em que não dava mais para fingir que estava tudo bem. Concluí que não dá pra ser amigo de quem você gosta romanticamente.
anônima
anônima
anônima
anônima
11/05/2020 15h14

Com quem tive relacionamento sério não chega a ser uma amizade,mas se vejo sempre nos

cumprimentamos. Só teve um que não fez questão de ter mais contato comigo. Único que vejo com frequência é o pai da minha filha,já fomos bem próximo depois da separação mas hoje em dia é que nem cão e gato. Uma hora estamos de boa no outro...
Agora com ficantes tenho todos nas minhas redes sociais e alguns no wpp, alguns é do mesmo ciclo de amizades. Tem uns que namoram e até já casaram, super normal... Que sejam felizes!
Eu só fiquei com esse mesmo sentimento quando eu gostava muito e tive uma decepção, depois de um tempo consegui conversar normal e "vê-los". Até porque sempre tive uma boa relação com a família deles,e mesmo separada continuam me tratando bem,e isso é tudo pra mim, gratidão.
Confesso que tenho uma certa frustração com relacionamentos,mas o meu ódio é passageiro.