Sempre achei q tinha problemas com minha auto estima, mas tenho visto umas postagens , que tem me deixado triste e preocupada. A maioria aqui jovem demais para ter essa auto imagem tão distorcida, vcs tem a beleza própria da juventude, uma vida inteira ,para crescer ,brilhar , ser feliz, como pode isso? Acorda gente o tempo voa, aproveitem

anônima

anônimo
23/10/2016 16h09
Não me surpreendo com a baixa autoestima dos outros. Afinal, estamos imersos em experiências tão
negativas que as poucas pessoas que aparentemente não têm problemas acabam se sobressaindo na sociedade. Um exemplo? Modelos de Instagram (exemplo bem tosco).Eu creio piamente que a maioria das pessoas que têm autoestima baixa a desenvolvem na adolescência e pré-adolescência, onde os julgamentos são mais proeminentes. Quando somos adultos, tendemos a ser mais discretos por obrigações sociais, mas a vulnerabilidade que possuímos na fase em que estamos nos transformando física e mentalmente dá brechas para instalação de inseguranças no futuro. Ter amor próprio e exaltar as próprias qualidades é algo extremamente difícil.
Conselhos genéricos não funcionam muito bem. A única solução é chegar à raiz do problema, o que não é fácil. Passei por uma fase de depressão profunda, e, apesar de hoje não tê-la, sei como é difícil superá-la, chegando até atentar contra minha própria vida. Algumas pessoas tentavam ajudar e acabavam ATRAPALHANDO AINDA MAIS! Vou listar algumas coisas que falavam e eu pensava em tacar uma TV de tubão na cabeça delas, descrevendo como eu em sentia quando ouvia essas frases, pode ter alguns palavrões, rs.
1) "Tá tudo na sua cabeça."
Ora, mas é ÓBVIO que está. Se minha mente estivesse boa, eu não estaria assim, porra!
2) "Você precisa melhorar sua autoestima."
Tá certo. Como vou melhorar minha autoestima se eu sou feio, desinteressante e sem forças para mudar?
3) "Você só enxerga seus defeitos quando também tem qualidades".
Fodam-se minhas qualidades. De que elas servem se elas não interessam e atraem os outros? Do que adianta eu saber trocentas coisas que não fomentam curiosidade alheia? Que nada acrescentam em sua vida?
4) "Isso passa"
Quando? Quando eu morrer? Mais 50 anos vivendo essa vida de merda?
5) "Você precisa sair mais"
Ah, sério? Pra todos rirem de mim, gastar dinheiro ou tempo à toa e voltar pra casa mais frustrado ainda?