Sou obrigado a ser um pai presente?

Eu nem namoro com a garota, a gente transou uma vez e no fim das contas foi provado que a filha é minha.

Eu vou pagar a pensão certinho do jeito que a lei pede, mas eu nunca tive vontade de ter filhos pois acho que criança só serve pra foder com a gente. E por isso eu não quero ter nenhum contato direto com essa menina, pois nunca gostei de crianças e nem pretendo gostar.

Sou obrigado a ser um "pai presente"?
anônimo
anônimo
24/05/2020 08h01

Existem teses sendo admitidas que o pai/mãe têm obrigação de dar afeto ao filho, baseado

na CF (dignidade da pessoa humana) e o art. constitucional que diz sobre o direito ao convívio familiar. Negar afeto e convívio ao filho pode trazer consequências futuras como condenação em danos morais por abandono afetivo.
Para a Lei não basta pagar pensão alimentícia; os pais precisam participar ativamente na criação e educação dos filhos. Há a alguns anos atrás uma decisão inédita no Brasil chamou a atenção da sociedade. Trata-se do pai que teve de pagar uma indenização de R$ 200 mil para sua filha por abandono afetivo, em Votorantim, interior de São Paulo.
O Superior Tribunal da Justiça (STJ) entende que não é preciso apenas pagar a pensão alimentícia, mas também dar atenção e acompanhar o crescimento dos filhos.

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/05/pai-e-condenado-pagar-indenizacao-de-r-200-mil-por-abandono-afetivo.html

Se você não quissese ser pai tinha se precavido , então não venha falar que a sua filha foi indesejada