Brasileiros aderindo a blacklivesmatter é hipocrisia?

A anos a policia vem matando negros aqui e poucas pessoas se levantaram contra, nos últimos meses, principalmente, tiveram casos no Rio de Janeiro de crianças e inocentes mortos e não teve nenhum movimento grande sobre isso. Agora que um gringo foi morto duramente pela policia mas nem perto do que é aqui, os brasileiros se comoveram. Parece mais uma coisa movida a copiar os americanos e parecer que é uma boa pessoa nas redes sociais do que uma revolta legítima. Quero muito estar errado, então qual a opinião de vocês?
anônimo
anônimo
anônima
anônima
04/06/2020 16h33

Mito 1: No Brasil o racismo foi mais brando, há democracia racial em decorrência da

miscigenação. De acordo com historiadores, o racismo no Brasil não foi nada mais brando. Inclusive, a expectativa de vida de escravos norte-americanos era maior que a de escravos brasileiros.

Mito 2: Nos Estados Unidos houve segregação de raças, no Brasil não. Este é um outro mito. O Brasil, de acordo com historiadores, abriu suas portas e dava condições a imigrantes brancos, como os italianos, enquanto dificultava a entrada de imigrantes negros. Isso mostra que houve sim uma tentativa de embranquecimento da raça brasileira.

Mito 3: Manifestantes brasileiros são passivos, enquanto manifestantes americanos são mais mais ativos. Isso também é um mito. Durante toda a história a população brasileira se postou e reinvidicou por direitos, desde a década de 30 até os dias atuais de maneira muitíssimo ativa.

Todos esses mitos nos mostram que, claro, há diferenças entre o racismo estrutural que acomete Brasil e Estados Unidos. Mas que também há muitas similaridades e que o racismo no Brasil pode ser mais velado, mas em nada perde para o norte-americano em termos de força e violência.

https://blog.imaginie.com.br/black-lives-matter/