19/06/2020 16h12

O problema da corrupção brasileira é que ela é sistêmica, ela vem desde os altos

escalões do governo até os mais baixos. Todo dia sai no noticiário esquemas de corrupção envolvendo diretores de hospitais, juízes, policiais, políticos e etc... A cada 100 reais que o governo libera para a saúde, apenas 10 reais chegam ao destino, o resto se perde no caminho. Obras superfaturadas praticamente fazem parte da cultura brasileira, tudo aqui é superfaturado, a copa foi um exemplo. Não adianta culpar apenas os políticos de Brasília, porque eles são brasileiros como qualquer outro e também são eleitos pelo povo, então não adianta chorar, temos que mudar a cultura do país, para depois querer exigir do governo.

O problema do Brasil é estrutural e desmanchar isso pode levar muitos anos, talvez décadas. Você não percebe o esforço que nossos políticos fazem para impedir leis mais duras contra corrupção e etc? Por que você acha que isso acontece? A população também não comenta, não debate e não cobra, dai fica complicado.

A burocracia estatal favorece essas coisas também, transparência é o que o estado brasileiro não tem, por isso investidores estrangeiros evitam ao máximo o Brasil, porque aqui é um pesadelo, amanha os políticos podem decidir algo e várias empresas falirem, porque é assim que funciona o país. Não é a toa que vários brasileiros se arriscam atravessando a fronteira do México para tentar uma vida melhor, porque o Brasil é um país de burgueses, pobres aqui tomam no rabo, mas temos o "SUS" né, então tá de "boa".