O que afetaria o Brasil? Já entrei em um debate em sala de aula e a conclusão foi que o sul não seria afetado, na verdade iria crescer e tals...
Mas como ficaria o Brasil?
Mas como ficaria o Brasil?

anônima
Bom, a Revolução Farroupilha dividiu a província, nunca foi um movimento uníssono do povo -
ou da elite econômica. E quem impediu que os farrapos tomassem Porto Alegre e realmente colocassem algum plano realista de "independência" foi o próprio povo local. Nossa cidade se chama até hoje de "leal e valorosa" por isso, título oficial dado pelo Imperador.Além disso, sequer os farroupilhas republicanos foram pra guerra por qualquer razão séria de quererem ou se sentirem "um outro país". Os motivos era reais e envolviam a história recente do Brasil independente e sua estrutura política e fiscal, o blefe da "proclamação da república" foi isso mesmo, um blefe, pra pressionar o Império e talvez insuflar mais o povo a luta.
E é preciso deixar claro, por fim, que "sul" é vago demais, existem três estados com história diferentes e complexas, estão longe de serem uma coisa só. Esse negócio (eles chamam movimento) de "sul é meu país" é do Paraná, que quer embarcar na "fama" de separatistas que os gaúchos tem. Talvez seja ancestralidade, além de termos colonizado metade do estado deles, chegamos a tomar e ocupar Curitiba em 1894 durante a Revolução de 1893 e fazer a festa nas polacas paranaenses, e todos lá devem ter sangue rio-grandense, por isso essa obsessão.
Então, isso não existe, é uma fanfarronisse engraçada só. Em pleno século 21 essa palhaçada? Me poupe. O Brasil já é uma merda com todo mundo tentando se ajudar. Aliás, paranaense e catarinense nunca viram uma guerra, no primeiro tiro saem correndo. O Rio Grande sangrou o seu povo em nome do Império do Brasil em quatro guerras internacionais.