Fé religiosa, será que isso é para mim?

Frequento a igreja desde que nasci e há coisas que concordo e outras que discordo. São elas:

- Discordâncias:
1 - Relações mais restritas ao próprio grupo (Incentiva-se que você tenha amigos ou namore apenas membros por haver comunhão, no entanto, a igreja é pequena e isso dificulta muito. Caso seja alguém de fora, tentar trazer para a igreja, mas isso para mim desrespeita a liberdade religiosa do outro)

2 - Visão meio machista (O homem é visto como o "cabeça" de tudo e a mulher mais submissa. Nenhuma mulher pode ter um cargo de liderança também)

3 - Preconceito (contra homossexuais, tatuagens, piercings - é visto como uma "maldição" da qual a igreja tentará livrar isso da pessoa)

4 - Pregação do medo (de que o fim do mundo se aproxima a qualquer momento e que a única salvação é a fé religiosa)

5 - Dinheiro (embora sempre se diga que lá não se pede dinheiro, o assunto sempre é mencionado e se diz que quem der, Deus verá e se agradará disso de modo a recompensá-lo)

6 - Xenofobia (A igreja que frequento é de uma etnia específica e embora todos sejam aceitos, são feitas piadas de que quem é dessa etnia parece valer mais do que quem não é)

7 - Pedidos de oração (um pastor ora por você em situações mais complicadas, mas Deus não deu a liberdade da gente falar com ele diretamente em qualquer situação?)

8 - Pregações repetitivas (Aparentemente muitas pregações são sempre iguais contando as mesmas histórias que são meio difíceis de acreditar racionalmente - mar se abrindo / todos os animais do mundo irem espontaneamente para dentro de uma arca / a força do homem ser perdida cortando-se os seus cabelos / virgem engravidando / chovendo comida (maná)

Pontos Positivos:
1 - Tenho bons amigos que conheço desde a infância lá

2 - Meus pais são extremamente religiosos e se agradam que eu vá

3 - É um momento em que a família está unida

4 - Há reflexões positivas dependendo do pastor e da mensagem do dia

Será que isso é para mim?
anônima
anônima
anônimo
anônimo
24/06/2020 22h38

A lista de itens "negativos" é muito maior do que a de itens "positivos"

Vc

questionar isso ou ter dúvidas em frequentar ou não uma igreja, templo ou religião, já é um bom sinal, vc está engatinhando pra se libertar de uma vez do sistema religioso.

Levará ainda muito tempo até que vc seja totalmente liberta do casulo religioso, até que vc veja que não precisa de nenhuma religião, templo, igreja, divindades, etc, pra viver sua vida.

Infelizmente, a maioria das pessoas que vão em igrejas ou seguem alguma religião, o fazem por influência ou pressão familiar.

Outras vão por "medo" ou temor de um deus ou de divindades imaginárias e invisíveis, medo de serem castigadas, punidas, medo de "irem pra um tal de inferno", se não irem em uma igreja.
Como se fosse crime ou pecado não frequentar alguma igreja ou religião.

A maioria dos pastores, padres e evangélicos em geral, trabalham a mente das pessoas com ameaças, pragas, condenações, maldições, castigos e punições eternas, vindas diretamente de um "deus bondoso e misericordioso" pra quem não seguir uma religião, ou não seguir um deus bíblico (vc vai pro inferno se não ir pra igreja, deus não vai te salvar, vc não vai ser arrebatada no dia do Juízo Final, a vinda de Jesus tá perto e vc vai ficar, vc está condenada a queimar no fogo do inferno, etc, etc, etc).

Outras pessoas vão a igreja por "se sentirem bem", como se as pessoas precisassem de uma muleta pra se sentirem bem.

Na verdade, a resposta pra sua dúvida está embutida, ainda que inconscientemente, no próprio texto da sua pergunta: Fé religiosa, será que isso é para mim? A resposta é não, vc não precisa disso.