Entrei no Instagram e acabei com a minha autoestima?

Já aconteceu com vocês???
anônima
anônima
anônimo
anônimo
29/06/2020 09h04

Vou colar aqui uma resposta que dei sobre redes sociais:

As redes sociais possuem um

impacto particularmente horrível aos usuários,

EXCESSO DE INFORMAÇÕES: Imagine um ser humano comum de duzentos anos atrás. Quantas vezes ao dia ele tinha que julgar informações? Quantas informações ele recebia por minutos? Hoje, passando o feed de notícias, você pode ver dezenas de informações por minuto. Isso é absurdamente cansativo ao cérebro, e por si só isso já é considerado uma causa de síndromes psiquiátricas.

VER O MUNDO SELECIONANDO PELO PIOR DO QUE ELE TEM A OFERECER: Além disso, um grande número de informações tem teor negativo: são catástrofes, atitudes políticas repugnantes e crimes. Isso cria um ambiente virtual profundamente tóxico, recriando a realidade de quem o vive, e produzindo um grande número de pessoas traumatizadas por coisas que elas próprias nunca viveram. Manter-se informado sobre os eventos do mundo custa caríssimo para sua saúde mental e para seu desenvolvimento psicológico. Compare de novo com o agricultor de duzentos anos atrás. Sobre quantas catástrofes e homicídios ele era informado? Um por ano... Ou talvez menos ainda. No feed de notícias você pode ficar sabendo de vários por minuto.

NÃO TER ACESSO AO LADO "BOM" DO MUNDO, BASEADO EM PRAZERES EFÊMEROS: Finalmente há o outro lado da moeda: o Instagram perfeito, o mundo infalível de postagens de biquíni na praia e comidas chiques. Ele propaga a ideia de que ter e expor são mais importantes do que vivenciar, então cria pessoas fúteis, direcionadas a tirar fotos mais do que viver o momento, e pessoas que cultuam estas primeiras, lamentando por não estarem vivendo uma vida que, na verdade, é uma fantasia, não vivida nem mesmo por quem faz aquele tipo de postagem, porque é tudo falso, cheio de edições e organizado justamente para enganar, para fingir que se é daquele jeito.