Por que muitas pessoas têm medo de se tratar?

Vejo muitas pessoas aqui indagando sobre como sair de uma fase tensa, sobre como ter vontade de viver. Claro, a gente luta com os instrumentos que temos, mas por que algumas pessoas relutam em procurar ajuda de um profissional? Seja, psicólogo, psiquiatra?! Nem tudo é só uma fase. Pensamentos ruins, desânimo, tristeza são sintomas e não meros sentimentos. Não somos prefeitos, não somos obrigados a sermos 100% equilibrados, mas, do mesmo modo que se trata o corpo, devemos também buscar saúde a nossa mente. Bons profissionais não vão nos julgar, não vão rir de nossas queixas. Não sei se esse post é um desabafo, mas é só pra elucidar mesmo. Aceitar o problema e procurar ajuda já são passos iniciais para uma futura melhora
anônima
anônima
17/11/2016 18h36

Achei sua pergunta interessante.
Vou falar por mim. Eu demorei muito tempo para procurar ajuda de

uma psicóloga, mas foi porque eu não gostava de tocar no assunto do meu problema, aconteceram coisas que me marcaram muito e eu fiquei mal. Sou uma pessoa reservada e até hoje não sou de falar muito disso, só deixei meus pais e irmãos a par da minha situação, o resto da família eu não conto que faço terapia, pelo fato de eu saber que eles não me ajudariam em nada sabendo, só são muito curiosos.
Eu penso diferente de alguns aqui e acho sim que psicólogo/psiquiatra conseguem ajudar as pessoas se elas quiserem ser ajudadas, porque tem muita gente que resiste ao tratamento. E quanto a não terem dinheiro, consultas públicas estão aí para isso, por meio do SUS, e remédios gratuitos também dependendo da posologia e do caso.
O problema é que as pessoas podem ter algum problema limitante que não a deixam procurar por ajuda sozinhas. A depressão por exemplo, capaz de deixar alguém muito desanimado e sem esperança. Aí complica mais.