Você se considera realmente capaz de votar?

Quando um candidato a um cargo político expõe suas ideias sobre diversos temas, você consegue esmiuçar aquelas ideias e analisá-las de maneira racional, vendo o que tem de verdade, de mentira, de razoável, de ilógico... ou você não tem conhecimento suficiente para tal e prefere escolher aquele cujo discurso está de acordo com seus sentimentos e com a opinião pública?
anônima
anônima
28/07/2020 19h55

Mais do que isso. Eu me considero capaz de compreender a influência que o poder

econômico exerce sobre as eleições dentro dessa democracia liberal burguesa em que a gente vive. Nossos representantes não nos representam, de fato, representam os interesses privados de quem financia as campanhas eleitorais deles. E esses interesses são bem diferentes dos nossos. É como se eles já se elegessem com uma dívida, e é óbvio que essa dívida vai ser paga com dinheiro público.

Daí a importância de uma reforma política, porque a verdadeira democracia vai muito além de votar em alguém de 2 em 2 anos. Envolve plebiscitos, assembleias, referendos e participação popular. Uma realidade ainda meio distante para nós.

Até lá, a gente vai fazendo o que você disse: tentando esmiuçar as ideias dos candidatos, em busca de identificar qual deles seria o mal menor. Em 2018, falhamos miseravelmente nessa tarefa e acabamos elegendo isso aí que a gente tem agora.