Lição bastante didática do Senado sobre grupos de interesse. O que é o estado?

O Senado votou pela derrubada do veto presidencial ao aumento de salários dos funças.

Duas lições importantes aqui.
Primeiro, somente com a grande construção de um acordo envolvendo políticos e burocratas de todas as esferas foi possível congelar os salários dos funças. Não é que vai ter cortes de salário e demissões, o acordo todo foi apenas para que governadores e prefeitos não concedessem aumentos para servidores públicos. Tal é a magnitude da influência política do funcionalismo público.
Segundo, você, que trabalha honestamente e só quer viver sua vida em paz, não tem poder nenhum dentro do estado. Quem decide o que passa ou deixa de passar são grupos de pressão bem organizados com dinheiro e, principalmente, influência suficientes para exigir seus benefícios às custas dos outros. Nesse caso, os beneficiados são os funças e você, que sofreu cortes ou foi demitido durante a pandemia, é quem deve pagar a conta deles.

https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/08/19/senado-derruba-vetos-a-trechos-do-pronampe-e-de-regime-juridico-emergencial-na-pandemia.ghtml
20/08/2020 21h49

Todos esperamos que isso seja barrado na câmara, o próprio Rodrigo Maia sinalizou que se

esforçará para manter o veto presidencial.

É uma tremenda lástima que, em plena pandemia com milhares perdendo o emprego ou tendo o salário reduzido, se falar em aumento de salário do funcionalismo, é um recado claro ao povo de o senado não está do lado dos mais vulneráveis.

Mas já é de praxe os políticos agradarem o corporativismo brasileiro, que ainda possui muita influência dentro e fora do congresso nacional e no STF.

As decisões deles são muitas vezes baseadas em pequenos grupos e não no povo brasileiro que paga impostos.

Eu acredito que vai demorar muito ainda para o Brasil se livrar do corporativismo, uma vez que nem os EUA que é país de primeiro mundo, rico e mais democrático conseguiu vencer totalmente.

Todas as decisões do STF e do Congresso são baseadas em beneficiar tais grupos que financiam indiretamente a maquina corrupta brasileira.

O problema do estado brasileiro é que ele é master em criar problemas para depois vender a pilula à população.