anônimo
anônimo
01/09/2020 12h05

Dá pra ficar rico sem educação formal, mas sem estudar (no sentido mais amplo do

termo: conhecer e adquirir habilidades e conhecimentos), não.
Em qualquer negócio que você for tentar sua 'sorte', terá que entender como funciona o mercado, o público, ter uma leve noção de microeconomia (e macroeconomia, também, pois com a globalização, um porto que explode em Beirute pode interferir no comércio internacional e, dependendo do produto que você comercializar (se for produto e não um serviço), pode se prejudicar ou se beneficiar com isso).
Especialmente em tempos de pandemia, em que as exportações de milhares de itens foram interrompidas e muitos comércios fecharam por não terem caixa suficiente para superar este período (o que também é um tipo de falta de planejamento em muitos casos), você precisar estar ainda mais antenado ao que acontece na economia para poder se antecipar e se beneficiar (ou não se prejudicar tanto).
Além disso, você precisa entender o mínimo do sistema tributário, de finanças básicas (contas a pagar, gestão de fornecedores/folha de pagamento), um pouco de conhecimento jurídico (para entender minimamente como funciona a justiça trabalhista e, dependendo de sua área, qual é a legislação específica (importadoras, por exemplo, precisam atender a uma série de requisitos tributários e jurídicos por lidarem com alfândega) pra não se prejudicar ou acabar cometendo algum crime).

Claro que boa parte desses conhecimentos você adquire ao longo do processo.
Mas, de qualquer forma, você estará se preparando, estudando e conhecendo o nicho que você resolveu se aventurar.
Não é estudo formal, mas é estudo (prático e aplicado). Para a maioria das pessoas, é mais fácil escolher uma profissão e ter o estudo formal a se arriscar em empreender.
Claro: Estou desconsiderando a profissão 'parasita' (político) e youtuber/influencer (Também demanda estudo, pois você precisará produzir conteúdo, editar videos, entender de mkt digital, etc).
Espero ter ajudado.
Boa sorte!