anônima
anônima
09/09/2020 11h15

Tenho diversas críticas ao Lula e aos governos petistas, porém, elas são bem diferentes das

que a direita costuma fazer. Uma das críticas que faço é em relação a Reforma da Previdência de 2003.

Em 2003, Lula aprovou uma Reforma da Previdência que também mexeu com a idade mínima de aposentadoria, reduziu valores vigentes e facilitou a privatização previdenciária. Eu era uma criança, na época, e não sabia nada sobre política. Ainda gostava de vê-lo na TV. Aos meus olhos, ele "ajudava os pobres". Quando cresci um pouco, descobri que essa Reforma de 2003 rachou o PT internamente, o que culminou na criação do PSOL.

Houve MUITA concessão em nome da governabilidade e de alianças dentro do Congresso. E mesmo com tantas alianças questionáveis, não tivemos reforma agrária, tributária e política. Foram brigas que ele preferiu não comprar. Eu sei que governar dentro de uma democracia liberal burguesa é essa merda mesmo, mas faltou coragem para lutar por pautas essenciais.

A direita gosta de dizer que o PT estava transformando o Brasil em Cuba. Eu discordo veementemente: um dos erros do PT foi não ter sido esquerda o bastante.

Lula fez um governo de conciliação de classes: tentou agradar ao mercado e a classe trabalhadora, ao mesmo tempo. O que esqueceram de contar para ele é que os interesses dessas classes são inconciliáveis. Por isso, não, eu não saio por aí dizendo que ele é o melhor.

No dia em que tivermos um(a) presidente que fale abertamente sobre revolução, anti-capitalismo, anti-imperialismo, poder popular e construção de uma sociedade socialista, aí sim, eu vou dizer, sem medo de errar: o Brasil tem o melhor presidente da História.