Sinto que meu pai está desapontado comigo. Ele parou de me motivar.

Sempre me motivou a fazer tudo, principalmente estudar.

Com 24 anos já estava formado em engenharia em uma das melhores federais do país, com um emprego de Engenheiro no meio dessa crise e participação em uma empresa.
Mas não tiro nem 2k por mês. E esse é o problema!

Todo dia ele vem brigar comigo que meu trabalho é de vagabundo (home office 6h por dia) que eu não faço nada, e devia aproveitar meu tempo para fazer algo útil.
Mas só nesse ano escrevi e publique 2 artigos, fiz 3 cursos, fui selecionado para um mestrado (tbm em uma federal) na qual vou começar ano que vem e finalmente consegui respirar um pouco.

Deixando claro que tudo que eu fiz foi escolha minha, mas é muito triste a gente dar o melhor de si e não satisfazer as espectativas de quem sempre fez tudo pela gente.
Infelizmente o mercado não anda nada bem... Não consigo um emprego melhor.

É mais um desabafo.
Como faço para ele ter um pingo de orgulho de mim?? Tenho medo de depender dele por mais 2 anos no mestrado e no final não ter um resultado financeiro positivo.
anônimo
anônimo
21/09/2020 08h00

Rapaz, primeiramente parabéns pelas conquistas, acho que vivi tudo igual a você na questão de

desempenho escolar, a diferença que meus pais sente orgulho de mim, ao extremo kkk.

Vejamos, você falou que publicou bastante e passou no mestrado, como você passou numa boa universidade vc terá alguns privilégios, muito provável que vc consiga bolsa de 1500, não será seu salário, mas já será possível se sustentar. Se você for morar em outro estado vc pode pedir auxílio moradia e viver na residência da pós, geralmente tem vagas. Comida é o mais fácil resolver, você tem direito a comer gratuitamente na maioria dos restaurantes universitário (café da manhã, almoço e janta) assim que iniciar o processo seletivo pra comer no RU peça ao seu orientador pra ele fazer algum documento que mostre que vc passa o dia na universidade seja por causa das disciplinas ou por ficar em laboratório.

Resumo, se vó e fizer tudo como deve vai ganhar residência e alimentação gratuita ou um dos dois. Fora a bolsa de 1500 reais, acredito que nesses dois anos vc consegue se manter.

Hoje o mercado está ruim, tenho bastante experiência no ramo aeroespacial e preferi seguir a área acadêmica, você fez boa escolha. Sobre seu pai n te colocar pra cima, cabe um olhar de um profissional de psicologia, vc pode buscar essa ajuda na própria universidade, todas elas tem esse tipo de serviço.

Não tenha medo de acabar o mestrado e ser desempregado, quando acabei o meu surgiu diversas oportunidades, foram vagas pra pesquisador em multinacionais, foram vagas pra doutorado em outras universidades. Preferi ficar na minha universidade por causa da minha aérea e projeto que atuo ter uma forte relação com a área que gosto. Então, não tenha medo pq as oportunidades melhoram.

Parabéns pela conquista e qualquer dúvida só mandar msg.