Ter uma religião me fará enxergar o sentido da vida?

Sei lá, pra mim, nascer, crescer, reproduzir e morrer é um sentido muito merda, não me dá motivos pra ficar viva. Acontece que eu vi sobre, e parece que ter uma religião ajuda nessa questão de sentido da vida, mas eu sou agnóstica e não consigo ter uma religião. O que fazer? A religião fará mesmo eu enxergar o sentido da vida?
anônimo
anônimo
30/09/2020 09h05

Não! qualquer explicação biológica ou religiosa derivam de uma percepção alheia à sua. Alguém observou

o "comportamento geral" da vida na Terra e para uma determinada corrente de pensamento chegou à conclusão que a função do indivíduo é a perpetuação da espécie.

Outros, preferem crer em algo maior, transcendental para dar sentido à sua existência, estabekecer um propósito. Crer em uma divindade, fazer o bem, zelar por costumes, oferecer sacrifícios (individuais - como jejuar ou alheios - sacrificando animais) em geral são dogmas ligados ao sentido da existência pregados por quase todas as religiões mundo a fora.

Mas isso tudo é genérico! Algumas pessoas recebem esse input e para elas basta, seguem a manada, seja acreditando que nosso sentido é tão pequeno como uma mera passagem para assegurar a vinda dos próximos indivíduos, seja para vivermos como uma formiga num terrário obedecendo à vontade de um (ou mais) Deus (es) que apesar de ditar um sem fim de regras de comportamento diz que "não interfere nas suas vontades".

Você precisa encontrar o seu sentido para a sua vida! Aquilo que vai te fazer levantar da cama de manhã a milhão, o que vai fazer seu coração bater mais forte, que vai te deixar arrepiada, que vai te viciar em querer hoje, amanhã e sempre realizar ou ter algo. Pode ser uma profissão, filhos, esporte, caridade, devotar sua voda ao seu marido, dormir no quintal, malhar, enfim! Pode ser qualquer coisa que locuplete a sua vida.

Eu sei o sentido da minha vida, o que me move, o que me empurra à frente, o que dispara a minha adrenalina, o que faz o coração disparar, o que "quero sempre mais" e o seu grande desafio hoje é responder você própria à sia pergunta.

Então: o quê dá sentido à sua vida?