Alguém aí já sentiu uma sensação de juventude não vivida?

Estou sentindo isso ultimamente, e em uma intensidade muito forte! Sinto muita vontade de ter uma vida social, trabalhar, sair para um Happy Hour, ser convidado para um casamento de amigo, aniversário, viajar, dirigir, falar besteira, dar muita risada, tirar fotos, pior que nem emprego eu arrumo. Desperdicei essa chance no passado por deixar me levar pela timidez. Antes bem objetivos na vida eu tinha, hoje só porque eu tenho projetos eu não estou conseguindo realizá-los. Daqui a pouco eu completo 30 anos e eu estarei como? Em casa? Com essa mesma sensação de vida não vivida? Já não basta a adolescência ter sido um fiasco, agora vejo minha juventude indo pro saco e assisto de camarote pessoas ao meu redor do progredindo na vida! É só mais um desabafo! Cada vez que eu vejo uma foto de conhecidos bebendo, curtindo eu fico assim!
anônimo
anônimo
02/10/2020 03h34

Cara, a sensação de perceber uma vida sendo desperdiçada ou jogada fora, é bem ruim.

Mas essa sensação surge de uma comparação muitas vezes injusta e irreal.

Você disse que ao ver as fotos de um conhecido seu numa rede social, isso lhe desperta essa sensação - algo muito próximo da inveja, algo que gera tristeza, raiva, ressentimento (tudo isso direcionado a respeito de si próprio). O problema não é elas terem aquilo, mas sim você achar que não é capaz de tê-los. E bem... Não conseguiremos ter tudo na vida, mas podemos ao menos tentar correr atrás do que queremos.

Sobre as redes sociais, isso muitas vezes é somente ilusã, a parte 'mais feliz' de algo mais complexo (ninguém irá mostrar que está fragil numa rede social). Quantas vezes não vemos um colega da faculdade indo para uma festa no bar após ter ido pessimamente numa prova fácil, e postar só sobre o bar? Ou então as pessoas que vão numa balada cara, mas não contam que torraram a metade do salário numa noite só e ainda fizeram dívida no cartão?

As chances perdidas já foram, pensar nelas não as trará de volta, nem tão pouco, você voltará ao passado. Contudo, você pode pensar em algo que ainda pode acontecer, se estiver disposto a acreditar. Posso citar um raciocínio de William James:

Você está perdido em uma floresta, e ao ver uma trilha, você pode pensar duas coisas: Que ela leva a algum lugar em tenha comida e abrigo; Ou então que ela leve a nada. Na primeira opção você caminhará rumo a uma esperança, já na segunda, você continuará perdido. Nesse exmplo da floresta, o que faz uma pessoa se mover é o fato dela acreditar.

Você pode sair rumo a procura de muitas coisas, porém, quais são as que realmente possui algum significado para você? O que realmente importa? Discriminar isso, o ajudará focar no que importa e no que contribui para o seu crescimento. Você disse que possui projetos, algo que não tinha antes, é diferente do adolescente que fora um dia, agora tem consciência de que pode fazer diferente.

Flw