Por que essa demonização toda do "ciúmes"?

Notei que algumas pessoas aqui do site reprimem qualquer ideia de ciúmes nas perguntas/respostas das pessoas. Falam logo coisas do tipo "não tem fé no seu taco?" Ou "tenha mais autoconfiança ".

Vcs pensam mesmo assim? Acham anormal sentir medo de perder a pessoa que gosta pra outra?

Concordo que temos que confiar em nós mesmos e na pessoa com quem estamos, Mas... existem milhões de parceiros em potencial pra cada um, vc querendo ou não, existe SIM alguém lá fora que é melhor que vc e que se adequa melhor ao seu parceiro. Sentir um pouco de ciúmes, ao meu ver, é inevitável e saudável até, mostra q vc se importa o suficiente com a pessoa ao ponto de temer perdê-la e que tem consciência dessa realidade de que não é o único q poderia fazer ela feliz.

Não quero criticar ninguém que pensa diferente de mim, só quero entender mesmo pq essa demonização do ciúmes.

E vale frisar que falo disso em doses homeopáticas, não do tipo doentio que vemos nos jornais.
anônima
anônima
27/12/2016 21h05

Não gosto de ciúmes tanto vindo da minha parte quanto dele. É claro que vem

aquela pitada de insegurança as vezes, ai é o momento de vc analisar com consciência se aquele sentimento tem um motivo plausível ou se é pura insegurança sua.
Ciúmes é um descontrole emocional, se houver profissionais da área por aqui podem explicar melhor do que eu, mas pelo saldo de uma relação ciumenta, vejo que é mais maléfico do que o contrário e não demonstra cuidado como vc citou. Quem ama cuida, respeita e dá espaço pro outro respirar. Prezo muito por minha liberdade e não me adapto a relacionamentos que preciso me justificar o tempo todo, mostrar celular, passar relatório, mandar localização...isso é uma tremenda falta de respeito.
Se não confia na pessoa, não se relacione com ela, simples.
Se acha que lá fora tem gente melhor do que vc, seja vc uma pessoa melhor a cada dia. O outro tem o direito de ir quando quiser, ninguém é obrigado a ficar com vc só pq vc quer. Se achou alguém melhor (o que é difícil) porta da rua é serventia da casa.