Para onde vai o dinheiro do dízimo ofertados nas igrejas?

O pastor disse que estava devolvendo a Deus (eu não o quê? Já que não me lembro de ter feito uma dívida com Deus). Mas aí um fiel me disse que se não fosse o dízimo, como a igreja iria se manter? Aí eu perguntei: Mas se uma igreja juntar o dízimo de todos, ela terá dinheiro suficiente para arcar com as despesas e inclusive pagar os salários do pastor e mesmo que o pastor ganhe uns 10 mil, sobraria dinheiro, e o que acontecia com esse dinheiro? Aí o irmão disse que isso não era de minha CONTA, pois eu tinha que pensar na minha salvação, pois o dinheiro é da CONTA do pastor. Vê se pode um negócio desse?
anônimo
anônimo
05/01/2017 15h49

Vou falar da igreja católica:

Todo dinheiro recolhido é anotado e todo gasto é registrado em

ata, juntamente com os comprovantes de pagamentos em cada conselho.

Parte do dízimo fica na igreja local para despesas de água, luz, gastos com encontros pastorais, flores, compras de objetos para a igreja, passagens para estudos, doações, eventos, construções e até pra coroa de flores para os falecidos locais.

Outra parte vai para a paróquia para despesas com os padres, bispos, doações, encontros pastorais, eventos, despesas de contas de água-luz-telefone-funcionários-som, campanhas, missões e etc

A outra parte vai para o Vaticano - outros tipos de despesas... Acredito que a gente não precisa saber de todo bem ou todo tipo de doação que a igreja pode fazer.

Em algumas igrejas (católicas, evangélicas, espíritas, etc) podem haver o uso errado do dinheiro do povo. Tem algumas que já tem má fama por isso e só cai quem quer. Mas, sim, há igrejas sérias que usam o dinheiro para o bem comum.