Meu pai está acabando com a família. O que posso fazer?

Desde que me conheço por gente, meu pai é uma pessoa extremamente ignorante e mal educada, e embora não tenha sido um pai ruim, prejudicou muito minha infância e desenvolvimento (morria de medo dele).

Hoje ele mora com minha avó há cinco anos e eu com a minha mãe. Estou passando as férias com ele e infelizmente descobri que ele piorou como pessoa e que todos aqui da cidade não gostam dele, minha avó envelheceu uns 20 anos durante esse tempo de desgosto por tê-lo como companhia. Ele briga, xinga a todos e grita como um louco! Só essa semana ele já fez vários escândalos.
É uma pessoa cheia de ódio, parece um ogro, é insuportável ficar perto dele.

Eu achei que com amor poderia resolver a situação, tentei me aproximar e conversar, orientá-lo e indicar um tratamento, algo que ajudasse nessa situação. Ele ouve, fica quieto, e dali uma hora manda alguém ir tomar no cu, repete com mais intensidade os atos de violência e desrespeito.
06/01/2017 13h34

Se conversar com ele numa boa não tá adiantando, talvez você precise "conversar" no nível

dele. Talvez agindo da mesma forma ele comece a se tocar. Eu sei o quanto dói você olhar pra alguém e dizer coisas ruins, mas se você chegar nele e dizer: "ninguém gosta de você, a cidade te odeia a vó enevelheceu 20 anos depois que você tá aqui, porque ela sente desgosto do que você se tornou." Ele vai sofrer? Muito, mas talvez precise do choque de realidade.
Meu pai era um cara super grosseiro, chegava em casa e brigava atoa devido aos problemas no trabalho, chegou a se pegar na portada com os meus irmãos. Depois que ele começou a ser peitado, ele parou. Os problemas do trabalho também amenizaram 99%, então hoje ele é uma pessoa muito, mas muito mais legal, parece que trocaram pelo Homer :P