anônima
anônima
08/11/2020 10h14

Será que não te ensinei nada, Kame? Tsc, tsc. Vamos lá. Privatizações não garantem melhoria

na qualidade dos serviços (vide a situação do Amapá ou da própria Vale), não acabam com a corrupção, intensificam a precarização do trabalho, transformam direitos básicos em mercadoria e, em muitas das vezes, são subsidiadas com dinheiro público. Dinheiro, este, que poderia muito bem ser investido no setor público.

Educação precisa ser pública, gratuita, universal e de qualidade, bebê. Não existe Educação efetiva que não seja pública e universal, porque vivemos em sociedade e a ignorância dos outros nos afeta. Olhe aí o movimento anti-vacina, que não me deixa mentir. Do mesmo modo, não existe Saúde que não seja pública e universal, porque, como comprovaram esses últimos meses, as doenças dos outros acabam se tornando as nossas doenças também.

Você só não enxerga o mundo sob essa ótica ainda porque encheram a sua cabecinha de ideologia neoliberal. E, no Neoliberalismo, cultua-se a ideia de que não existe sociedade, só indivíduos. De que o ser humano é egoísta por natureza. Nada que é público presta, portanto, se um indivíduo quiser Educação de qualidade, que pague por ela. Se quiser acessar conhecimento, precisa merecer.

Como se todos nós tivéssemos condições materiais para isso. Como se partíssemos todos do mesmo ponto.

Mas não se preocupe. Estou aqui justamente para cumprir a árdua tarefa de arrancar você das garras do Neoliberalismo e colocá-lo nas garras de Marx e Engels.