Estou estudando sobre o racismo e o auto ódio, tenho amigas negras que dizem que sempre se odiaram, que sempre se sentiram inferiores, e por fora pareciam uma fortaleza de tanta força. Outras me disseram que não se sentem bonitas a não ser que usem roupas curtas mostrando o corpo porque sabem que as pessoas não gostam do seu rosto, ouvi coisas semelhantes e fiquei muito chocada. Claro que tem menina negra cheia de auto estima que exala amor próprio, mas percebi que a maioria e triste e tem a auto estima baixa reflexo desse racismo nojento da sociedade, o que acham a respeito?

anônima
eu não sou uma mulher negra.
respondendo do ponto de vista que eu observo e do
contato que tenho com mulheres e pessoas negras e o contato que tenho com o assunto que você trouxe por meio de leituras e discussões que ja ouvi e participei.ser mulher já é foda, ser negra é mais ainda.
me parece uma existencia que nem é possível sabe, qe constantemente querem aniquilar.
faz todo sentido que cresçam se odiando e tendo autoestima baixa porque a existencia delas é viver contra o que as impoem e tentar sobressair e existir de alguma forma.. é resistencia, é lutar pra existir cotidianamente. crescem ouvindo que são feias, que o cabelo nao é bonito e que os traços não sao atraentes, que valem menos, que nao vao ser assumidas em relacionamentos, que tem que se esforçar em dobro pra tentar ter o mesmo que as outras, são tambem muito sexualizadas (pensando nisso que voce comentou tbm.. to refletindo). nao me parece uma existencia facil. isso está muito internalizado na nossa sociedade e tenho certeza que o racismo é a base estruturante desse auto odio que voce nomeou. nao da pra ignorar isso sabe, mesmo que cada uma delas tenha uma vivencia e outros pontos que vao ser importantes pra entender de onde vem esse auto odio e esse desconforto com a propria imagem, o racismo com certeza perpassa isso de uma maneira muito importante que nao da pra gente desconsiderar. é totalmente diferente o auto odio que mulheres negras tem de mulheres brancas, por exemplo. o racismo é um fator muito importante dessa discussão e dessa analise, da um peso diferente.
temos caminhado pra olhar isso com mais cuidado, mas ainda tem muito chao pela frente.