A classe média e alta, cria seus filhos numa bolha, bem distante da realidade da classe pobre.
Isso pode criar 2 povos com aspirações distintas no futuro?
Ou na fase adulta, seja no trabalho, vida social ou acadêmica, se resolve?
Isso pode criar 2 povos com aspirações distintas no futuro?
Ou na fase adulta, seja no trabalho, vida social ou acadêmica, se resolve?

anônimo

anônimo
23/11/2020 11h28
Classe média não busca isolar a si própria e a seus filhos das outras
classes. A classe média busca, nessas ilhas da fantasia (é assim que eu chamo o condomínio onde moro), um pouco de segurança e sossego.Chamo de ilha da fantasia porque é uma pequena fração do tempo e das nossas vidas que passamos sob essa égide, no entanto ao sair pars trabalhar, ir ao mercado, banco, etc., estamos todos sujeitos aos mesmos riscos. É como usar carro blindado para disparos de pistola onde todo crime é cometido com fuzil. Esse é o Rio de Janeiro!
Quanto à escola particular, está muito mais associado à qualidade de ensino praticada hoje que propriamente como instrumento de segregação social.
A aspiração social está relacionada ao desejo, se o emprego desse desejo se transformar em uma motivação positiva para buscar e conseguir algo melhor para si, ótimo! O problema é o ressentimento dos que não conseguem se transformar em tensão social, que é o que vemos hoje.
Quanto às diferencas de comportamento, ao contrário, não vejo os jovens que cresceram hoje em condomínios com um comportamento que se oossa dizer anormal, o condomínio permite maior interação social apesar de circunscrito à classe social a que pertence.