Alguém concorda com este fragmento retirado do livro "Amor Líquido' de Zygmunt Bauman?

"Em suma: para termos amor-próprio, precisamos ser amados. A recusa do amor — a negação do status de objeto digno do amor — alimenta a auto-aversão. O amor-próprio é construído a partir do amor que nos é oferecido por outros. Se na sua construção forem usados substitutos, eles devem parecer cópias, embora fraudulentas, desse amor. Outros devem nos amar primeiro para que comecemos a amar a nós mesmos."
30/01/2017 23h52

Quando ele fala da construção do amor próprio ele ta se referindo à fase de

desenvolvimento do ser humano ou de relações cotidianas?
Creio q quem nunca recebeu carinho realmente vai achar difícil construir esse tipo de sentimento na fase adulta. A pessoa teria mais um instinto de auto preservação do q amor próprio.
Agora se oq ele ta falando é das situações q as vezes nos jogam pra baixo na vida, creio q quem se ama sempre vai segurar a onda rs. É um sentimento q depois q vc "adquire" não te abandona nunca mais. Vc não depende q o outro te enchergue, te ame pra se amar, pq é seu consigo msm. Vc vive dentro de si, se conhece melhor q ninguém, já tem todos os argumentos contra a aversão do outro. E se não tem, gerencia a situação e os encontra.