Alguém ai defende a privatização ou o fim total do SUS?

Primeiramente: defendam o SUS
""Segundamente"": protejam o SUS

e pq caralhos vcs defende isso???
anônimo
anônimo
28/12/2020 07h05

Defendo que o SUS exista, mas que a adesão ao mesmo seja opcional, se a

população "depende" em grande maioria, então não deixará de aderir. O problema de basear tudo nesse sistema é que o mesmo trabalha com tudo racionado, muitas vezes pode funcionar como uma "ilusão" de solução para a saúde de pessoas mais pobres, para uma pessoa que consegue um tratamento caro, há muitas outras que "esperam na fila" por esse procedimento ou medicação, uma cirurgia pode durar anos para ser conseguida, o uso de imunobiológicos e de algumas medicações para câncer também é muito restrito.
As pessoas têm ilusão de que por ser obrigatório, então os ricos pagam por esse sistema. Primeiramente, os ricos repassam o preço dos impostos correspondentes para o preço de seus produtos, fazendo os mais pobres pagarem por isso em termos de custo de vida ou em termos de produtos que deixam de comprar, depois que os serviços de saúde são uma pequena parte do que é pago em impostos aqui no Brasil, como o Brasil teve por algumas décadas um estado muito inchado e assistencialista, maior parte dos impostos é destinado a pagar dívidas, a pagar por muitos "rombos", atualmente o da previdência se destaca, o pouco dinheiro dos ricos nos impostos serve muito para isso. Depois disso, também ocorre que o SUS é uma forma eficiente de muitos ricos, sobretudo burocratas, lavarem dinheiro, sobretudo nesse tempo de pouca licitação, depois que se você aumentar a taxação dos ricos indefinidamente para custear o SUS, além de repassarem os custos, muitos irão tirar seus investimentos do Brasil ou fechar seus negócios.
Portanto, o mais ideal é que o SUS até existisse, mas que houvesse um mecanismo que flexibilizasse a sua obrigatoriedade, tendo em vista até os "esquemas" que fazem, muitas pessoas pagariam por um seguro de saúde em que o ponto fraco que ele tem é o racionamento em vez do preço, olhe quantas pessoas aqui defendendo a obrigatoriedade dessa ideia.