É possível conseguir ingressar em um mestrado sem ter atividades de extensão no currículo?

Sei que esse assunto não é um dos focos do site, mas não custa tentar ver se consigo a resposta de alguém que saiba como ajudar. Estou quase concluindo o curso que sempre sonhei, na faculdade federal que sempre sonhei, porém não sei se vou conseguir levar meus outros sonhos adiante, como o de fazer mestrado, pois não participei de nenhuma bolsa, nem de monitoria, nem de pesquisa e nem voluntária durante o curso, ou seja, meu currículo é vazio. Durante o início e o meio do curso passei por todo tipo de problema, morte de familiar, doença de familiar, depressão, e mesmo assim continuei o curso indo nas aulas e fazendo o necessário pra passar. E agora estou no final do curso e não aproveitei as oportunidades, pelos motivos que eu citei anteriormente. Eu sei que eu deveria ter me esforçado mais, mas eu fiz o máximo que eu pude naquele momento. Vou formar no final do ano, ou seja, não vou conseguir colocar experiências no currículo durante a faculdade. Será que dá pra conseguir entrar em um mestrado na federal depois mesmo assim, com o currículo inexperiente? Ou a concorrência certamente vai me derrubar?
anônima
anônima
05/01/2021 22h03

No lugar onde me formei, a professora disse que iniciação científica contava, sei lá, 3

pontos, e extensão 1 ponto. Dá uma olhada nisso. Se ainda não fez seu curriculo lattes, faça. Geralmente pedem pra mestrado e afins. Coloca lá. Tem coisa que a gente acha banal e não coloca, mas é bom por.

Ah, só explicando melhor: eu disse que ter participado de coisas do tipo (principalmente iniciação científica) pode dar pontos, mas não significa que quem não fez é reprovado, entende? na federal daqui isso é só classificatório, não eliminatório. Tem gente que não tem e passa pro mestrado.