É possível conseguir ingressar em um mestrado sem ter atividades de extensão no currículo?

Sei que esse assunto não é um dos focos do site, mas não custa tentar ver se consigo a resposta de alguém que saiba como ajudar. Estou quase concluindo o curso que sempre sonhei, na faculdade federal que sempre sonhei, porém não sei se vou conseguir levar meus outros sonhos adiante, como o de fazer mestrado, pois não participei de nenhuma bolsa, nem de monitoria, nem de pesquisa e nem voluntária durante o curso, ou seja, meu currículo é vazio. Durante o início e o meio do curso passei por todo tipo de problema, morte de familiar, doença de familiar, depressão, e mesmo assim continuei o curso indo nas aulas e fazendo o necessário pra passar. E agora estou no final do curso e não aproveitei as oportunidades, pelos motivos que eu citei anteriormente. Eu sei que eu deveria ter me esforçado mais, mas eu fiz o máximo que eu pude naquele momento. Vou formar no final do ano, ou seja, não vou conseguir colocar experiências no currículo durante a faculdade. Será que dá pra conseguir entrar em um mestrado na federal depois mesmo assim, com o currículo inexperiente? Ou a concorrência certamente vai me derrubar?
anônima
anônima
05/01/2021 22h15

Nossa, estamos na mesma situação, a única diferença é que não perdi nenhum parente. Mas,

um orientador pode dá um empurrãozinho. No meu lattes tem palestras, mesas redondas que participei como ouvinte e um curso que ministrei online. Eu até consegui uma bolsa voluntária para a iniciação científica, mas estou com o TCC batendo na porta para defender, então não queria me comprometer com outras coisas.
Sei que para ser classificado no mestrado você passa por etapas. Eu me inscrevi em uma prova de proficiência em Língua estrangeira que contava para a pós, mas por conta da pandemia acabaram cancelando. No mestrado você precisa apresentar um projeto que será avaliada por um banca e também tem um edital de uma prova, exige a leitura de alguns livros e etc.