Por que pessoas que dizem lutar contra o racismo não são também contra as cotas?

Sabemos que cotas são o Estado dizendo que uma parcela da população é ignorante e não tem capacidade de alcançar algo sem ajuda, no entanto, o povo que adora gritar por seus direitos (que já possuem, aliás), e "lutar" contra o racismo, parece não se importar com isso.
Oni
anônima
anônima
10/01/2021 21h24

O seu discurso está impregnado de ideologia neoliberal. O neoliberalismo prega essa ideia de que

todas as coisas que acontecem em nossas vidas, as positivas e as negativas, acontecem por mérito ou demérito individual. Não levam o contexto social e familiar dos indivíduos em consideração. Não acham que esse contexto influencie.

Como de praxe, os neoliberiais estão equivocados. O contexto influencia bastante, sim. Pessoas racializadas (pretas, pardas e indígenas) não são minoria em universidades e outros espaços porque, enquanto indivíduos, se esforçam menos. Nada disso. São minoria porque já partem de uma condição social de desvantagem e de desigualdade. Porque dispõem de menos recursos para estudar, de menos incentivo e de menos referências de pessoas próximas que já tenham ocupado aqueles espaços.

É verdade que as cotas, por si só, não extinguem o racismo. Concordo com você neste ponto. Problemas estruturais exigem soluções estruturais. Mas o que precisa ser compreendido é que elas funcionam como uma medida paliativa de reparação pelos quase 400 anos em que a população negra esteve escravizada.

Portanto, diferente do que você bostejou aí, cotas não são ''o Estado dizendo que uma parcela da população é ignorante e não tem capacidade de alcançar algo sem ajuda''. São o Estado dizendo: ''este é o mínimo que podemos fazer para tentar reparar o dano que nós mesmos causamos no passado.''

Para finalizar, fique com uma das minhas citações favoritas de Marx: "Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha, e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado."