Vocês concordam? Para garantir que nenhuma grande potência consiga alcançar uma posição de dominação...

Para garantir que nenhum grande potência consiga alcançar uma posição hegemônica de dominação total, com base na intimidação, na coerção ou no uso absoluto da força, é necessário construir e manter uma balança de poder militar.
13/02/2017 12h13

Como você espera que essa balança seja feita?
Quem iria impedir o avanço de uma

força militar mais consolidada?
Se existisse esse juiz (ou comitê) capaz de impedir (mesmo que esse juiz comande uma coalisão somando o exército do resto do mundo, afinal, essa coalisão seria como um único país), então não seria ele a ter essa posição hegemônica (a ponto de escolher algo para o resto do mundo, supondo que a equiparação seja necessária e obrigatória e ele coaja aqueles que não queiram aderir)?
Imagino que a solução para isso não seria a equiparação de poderes militares, mas sim a inexistência de militares e o armamento dos indivíduos, cada um fazendo a sua autodefesa.
Exércitos ainda existem pois indivíduos os financiam por meio de impostos, e porque eles podem obrigar as pessoas com armas a pagarem os impostos, caso pudessem concorrer livremente com outras agências de segurança ou contra uma população armada, como foi na Suíça e ainda é, iriam perder seus clientes. Os serviços de segurança devem inicialmente proteger o indivíduo.
Alguns países já adotam a inexistência de exército (ou de militares), como Costa Rica e Japão, entre outros.