Por que a secessão é proibida pelo estado brasileiro?

Um condado do estado do Colorado e dois do Oregon pretendem fazer uma realocação para os estados do Wyoming e Idaho respectivamente, devido a afastamento e discordâncias políticos com os governos estaduais. Ainda que seja possível, é um processo difícil, pois além do estado que "receberá" o condado, o estado que está o "perdendo" (?) e o Congresso (???) também devem realizar votações para aprovar a secessão.
Aqui no Brasil tal mobilização é totalmente proibida.

https://thehill.com/homenews/state-watch/536440-colorado-countys-residents-asking-to-secede-from-state-join-wyoming?rl=1

Você gostaria que o seu estado/sua cidade abandonasse o governo federal/estadual?
03/02/2021 22h53

Porque o Brasil é um estado unitário, não é uma federação de verdade. O poder

dos estados e municípios é algo ínfimo, pouquíssima autonomia.

O poder do Brasil fica centralizado em Brasília, então os estados e munícipios ficam totalmente refém dos poderes federais. Para ter uma ideia, no Brasil não existe nem distritos, os famosos "condados", comum em países democráticos como Inglaterra, Alemanha e EUA.

Não dá para comparar os EUA com o Brasil em muitos aspectos.

No Brasil você só tem duas opções, aceitar ou aceitar.

Se o Rio Grande do Sul por exemplo é a favor de liberalismo econômico, mas Ceara prefere um estado mais presente, eles não tem autonomia para decidir sobre isso, dependendo quase que exclusivamente das decisões do governo de Brasília. Se o do Ceará decide que quer permitir o aborto, mas o estado de SP prefere manter proibido, eles não podem decidir isso simplesmente porque cabe ao congresso federal decidir isso.

Resumindo o circo, temos que obedecer o governo central de Brasília longe de nós, que nem conhece o povo da região, o pensamento e etc...

O Brasil é o tipo de país que quer consertar todas as doenças da nação com a mesma medicação, nunca vai conseguir.