E se Deus e o diabo for a mesma coisa?

Farei mais perguntas nesse mesmo contexto.

(Lembrando que esse é um questionamento meu voltado para o meu entendimento pessoal)

Se Deus é um ser transcendental totalmente alto suficiente isso incluindo o mal, de alguma forma tudo está contido nele.

Ele é um ser amoroso que contém perdão, ele também é um Deus de justiça que realmente traça punição o fogo consumidor.

Na bíblia traça alguns paralelos ex: luficer é chamado de estrela da manhã, assim como Cristo é chamado de estrela da manhã.
Satanás é representado como um leão na biblia, assim como Jesus também está representado na figura de um leão.

Jesus Não foi tentado por outra pessoa e sim por ele mesmo, assim como a gente é tentado por nós mesmo pelas nossas vontades e compulsões.

Isso torna o mal a oposição do bem que totalmente necessário para a manutenção do universo e Deus teria esse "mal" e seria o agente desse "mal".

Só que a gente passa um pano para isso porque não queremos aceitar que Deus também tem o mal.

A vida está entre similar graça e desgraça e a gente está no meio disso tudo se f#.
anônima
anônima
24/02/2021 10h43

E se Deus e o Diabo ou qualquer outra divindade nem existirem de fato? E

se o conceito de bem e mal for uma abstração da mente humana de forma que eles não existem a menos que a gente defina o que nos parece bom e o que nos parece mal? Bem e mal também podem ser chamados de criação/vida e destruição/morte, em outras culturas ou religiões há sempre os deuses que representam cada lado, no Egito antigo era Rá e Seth que lutavam eternamente, o bem contra o mal, o Sol contra a noite, tanto que quando acontecia um eclipse os egípcios achavam que Seth (o mal) estava vencendo. No hinduísmo existem as deusas da criação e da destruição, mas não lembro seus nomes, e tem também o conceito do ciclo eterno da renovação que concistem em criar, destruir e criar algo novo a partir do que foi destruído, coisa que é observável no universo, as estrelas nascem a partir de um aglomerado de poeira que fica tão denso que gera calor, depois de bilhões de anos perdem força e explodem ou implodem liberando novamente a poeira da estrela morta no espaço, poeira que se junta com a de outras estrelas mortas, se condensa e gera uma nova estrela, um ciclo infinito de vida, morte e renovação. Talvez o bem e o mal não passem de duas forças que simplesmente existem e nós damos nome a elas, talvez não tenha a ver com um deus e um diabo, mas podemos chamá-las assim se quisermos!