tenho visto pessoas dizerem que corona n é realmente tão grave assim e fui olhar as estatísticas. realmente, 280 mil mortes não é pouco comparado a 10 milhões de casos? porque além da distância ser muito grande, percebe-se que 10 milhões também não chega aos mais de 200 milhões de habitantes q o Brasil tem. acho que deve ter cuidado sim e sinto muito pelas familias, mas me pergunto se não ta sendo muito superestimado
Ele é gravíssimo, o que tu queria dizer era que ele não é tão letal
assim. E é exatamente esse o nosso problema. Um vírus super letal, um ebola, mata o hospedeiro muito rápido e com muita frequência pra que ele se espalhe. Ele pode causar horror localmente, mas não consegue se espalhar. Agora, um vírus que fica ativo e não mata a maior parte dos hospedeiros, além de demorar pra causar sintomas, tem potencial pandêmico.E o problema de uma pandemia não é a letalidade do vírus, e sim a simples estatística. Mesmo que ele mate "apenas" 4% (hipoteticamente) dos infectados, se todo o planeta for contaminado significa 350 milhões de mortos! E a cereja do bolo é que como não se sabe quem vai descambar pra um caso grave ou não, nenhuma cidade - principalmente no terceiro mundo - consegue lidar com um número muito alto de infectados ao mesmo tempo.
Porto Alegre tá sem leitos de UTI. Se eu tiver um infarto hoje, por exemplo, não tenho pra onde ir além do corredor do hospital.