
anônima
03/03/2021 11h28
Vamos lá. Em primeiro lugar, eu nunca me senti tão ofendida em toda a minha
vida. Não volte a fazer essa equiparação, por favor.Em segundo, utopia não é sinônimo de algo impossível ou inalcançável, como o senso comum costuma empregar. Utopia vem do grego e significa "não-lugar" ("ou" = não, "topos" = lugar). Ou seja, um lugar que não existe ainda - mas que pode ser construído. Qualquer um que deseje construir um lugar ou uma sociedade que ainda não exista é utópico.
Portanto, sim, todo comunista é um pouco utópico. Mas é utópico com método. Não à toa, Marx e Engels faziam questão de chamar o Socialismo defendido por eles de Socialismo Científico. Para que pudessem se distinguir dos Socialistas (meramente) Utópicos da época. A crítica que os dois faziam aos socialistas utópicos era justamente essa: que eles imaginavam uma sociedade transformada, mas não tinham um método científico de transformação da realidade. Ficavam só na idealização (Marx e Engels adoravam tretar com quem divergia deles. Se vivessem hoje, fariam altos textões na internet).
Nós, socialistas científicos (ou marxistas, que é o termo mais comum), temos o método que faltava aos socialistas utópicos: o Materialismo Histórico-Dialético. Somos utópicos, sim, mas somos materialistas, acima de tudo. E ser materialista significa trabalhar s̶ó̶ ̶c̶o̶m̶ ̶f̶a̶t̶o̶s̶,̶ ̶q̶u̶e̶r̶i̶d̶a̶ com a realidade material. Com tudo aquilo que é concreto. Utilizamos o Materialismo Histórico como método de análise e transformação da realidade concreta.
Agora, anarcocapitalistas só são burros mesmo. Não têm utopia, nem método, nem teoria e nem prática. É só burrice em seu estado mais puro. Não nos rebaixe dessa maneira. Espero ter ajudado.